Em reunião, Macapá e França estreitam relações

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, recebeu na segunda-feira, 29, o embaixador da França no Brasil, Michael Miraillet, para estreitar relações entre Macapá e França. Participaram da reunião o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre e seus pares, senadores Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto; o presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, Marcelo Dias e os vereadores Diego Duarte e Adriana Ramos; o deputado estadual Paulo Lemos; e os deputados federais André Abdon, Leda Sadala e Aline Gurgel.

Clécio Luís falou da honra em receber o embaixador e toda sua comitiva na sede da prefeitura. “Esse é um momento em que há um esforço coletivo do Senado e da bancada federal para a retomada de relação de cooperação transfronteiriço entre Guiana e estado do Amapá. Já há uma relação muito antiga entre Brasil e França, e em virtude da inauguração da ponte Binacional, entendemos que é o bom momento para a retomada dessas relações. Estamos fazendo nossa parte. Só para citar como exemplo, hoje, Macapá e Kourou são cidades irmãs”, afirmou o prefeito.

A visita faz parte de uma extensa agenda que inclui a reinauguração do Consulado Francês em Macapá, que estava com suas atividades paralisadas desde 2018. O senador Randolfe Rodrigues ressaltou que essa agenda é histórica para o estado. “Após quase dois anos, estamos reabrindo as relações entre Amapá e França. Em um momento em que o Brasil insiste em relações unilaterais, o nosso papel só aumenta para que essa proximidade possa trazer benefícios para os dois lados”, destacou.

A comitiva francesa foi composta pelo ministro conselheiro Gilles Pecassou; o cônsul geral da França em Brasília, Samuel Bouchard; o diretor adjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento, Lamine Sow; os adidos de Defesa e Cooperação Educativa, coronel Charles Orlianes e Catherine Petillon; e a conselheira diplomática do Prefet, Anne Suard.

O senador Davi agradeceu o embaixador Francês, que, junto com a bancada federal, tem sido um entusiasta nessa aproximação entre Amapá e França. “A embaixada da França, ao abrir suas portas em Brasília para receber a bancada, mostra o estreitamento da relação que se dará a partir do Amapá, que é o estado brasileiro que faz fronteira com a França”, ressaltou.

François Ringuet, prefeito de Kourou, falou da importância da reunião para as cidades de Kourou e Macapá. “Essa parceria que iniciamos há mais de dois anos viabiliza inúmeras ações, dentre elas a questão do número de veículos que utilizam a ponte. Isso significa que a Guiana vai para o Brasil. E iremos trabalhar para que os brasileiros possam ter essa reciprocidade”, afirmou.

O embaixador da França no Brasil, em sua fala, ressaltou a hospitalidade amapaense, já que esteve reunido com a bancada em Brasília. “A nossa presença aqui é a confirmação de que esse movimento que se inicia hoje ainda irá se estender por muito tempo. Não podemos falar em desenvolvimento do Amapá e da Guiana sem ter uma relação entre eles. Estou consciente de que devemos rever algumas questões do visto e temos que retomar as relações da Comissão Mista Transfronteiriça”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *